O eucalipto é grande conhecido nosso, mas não imaginamos a quantidade de espécies que existem dele. Há milhares de hectares com floresta do gênero Eucalyptus no Brasil onde são encontrados dezenas de espécies, pertencem a família Myrtaceae.
As mais de 800 espécies encontram-se na Austrália, Nova Guiné, Indonésia e Filipinas.
Aqui no Brasil elas se encontram no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo principalmente.
Vamos falar de apenas 3 espécies mais conhecidas por aqui.
EUCALYPTUS CITRIODORA
É uma árvore de grande porte, casca uniformemente lisa, destaque para as placas irregulares, como máculas por todo o tronco.
Sua extração é por destilação a vapor das folhas e galhos, tem aroma fresco. Seu componente químico mais importante são os aldeídos terpênicos como o citronelal.
É um óleo antiinfeccioso, analgésico, desodorizante, sedativo, relaxante, ajuda nas tensões musculares e dores na coluna cervical e torácica. É excelente para uso em repelentes de insetos.
Os efeitos emocionais mais importantes: ajuda a amenizar estados de ansiedade, estresse e estados depressivos. Descongestiona os pensamentos e a cabeça.
É um óleo que ajuda na limpeza e faxina geral da casa.
Pode causar reações alérgicas, por isso deve ser usado em dosagem baixa.
Saiba mais sobre o óleo essencial de Eucalipto Citriodora no Guia de Óleos Essenciais
EUCALYPTUS GLOBULUS
É uma árvore de porte alto, chegando a medir até 100 metros, suas folhas são pontiagudas e em formato de espadas. As flores são grandes, de coloração branca ao desabrocharem, os frutos são bagas como formato de cápsulas verrugosas.
Sua extração é por destilação a vapor das folhas e galhos, tem aroma fresco, forte, canforado, de mentol. Seu componente químico mais importante são os óxidos terpênicos: 1,8 cineol.
A cor do óleo é clara, vai do amarelo ao vermelho.
É um óleo anti-séptico, antiinflamatório, adistrigente, analgésico, expectorante, muito indicado para alívio de gripes e inflamações de garganta, coriza, tosse, rinite, sinusite, nevralgias.
Um excelente óleo para usar no inverno na prevenção das doenças respiratórias e o mais conhecido dos eucaliptos.
O pulmão é o mais beneficiado por esse óleo essencial, ele ajuda a energia vital do pulmão, principalmente quando se tem falta de ar, que muitas vezes está ligado a medos e inseguranças.
Não deve ser utilizado em crianças com menos de 7 anos de idade, devido a forte ação do cineol.
No emocional ajuda pessoas sem rumo, insatisfeitas e sem foco, ajuda a mente, na definição de metas e no raciocínio lógico e intelectual. É excelente para limpeza energética.
Saiba mais sobre o óleo essencial de Eucalipto Glóbulos no Guia de Óleos Essenciais.
Para adquirir o seu óleo essencial de Eucalipto Glóbulos, clique aqui.
EUCALYPTUS STAIGERIANA
É uma árvore de porte médio, casca áspera, grossa e rígida, com fissuras profundas e coloração acinzentada.
Sua extração também é por destilação a vapor das folhas e galhos, possui uma coloração amarelada, tem aroma mais doce e suave, do que os outros dois que citamos acima, lembrando um pouco o aroma do limão e alecrim juntos.
Seu componente químico mais importante é Eucaliptol (1,8 Cineol).
Ajuda a acalmar, revigora a mente, suas principais propriedades: antiespasmódico, antibacteriano e antiviral.
Dos tipos citados ele é o mais indicado para uso em idoso e crianças acima de 7 anos.
Suas propriedades mais significativas: antisséptico, antiviral e antiinflamatório.
No emocional ele trabalha o sentimento de rejeição e carência afetiva, principalmente nas crianças que se sentem abandonadas, acolhe e aquece com amor, libera emoções reprimidas.
Excelente para ser usado em término de relacionamentos.
O eucalipto é indicado para a inspiração, não só no âmbito físico como no psíquico. Quando inspiramos nossas ideias fluem, e deixamos de lado os hábitos, rotinas e manias que colecionamos como forma de nos sentir mais seguros. Isso nos leva a clareza, a força de continuar vivendo mesmo nos momentos mais difíceis, nos traz prazer de sonhar, ousar e enfrentar nossas resistências. O aroma de eucalipto é bom para os momentos em que lutamos diante das mudanças e transformações, não aceitando novos valores que a vida nos impõe por diversas vezes, quando temos essa compreensão, tudo flui de forma tranquila.
Para utilizar o óleo essencial de eucalipto basta pingar 2 gotas no seu colar aromático, que dura em média de 2 a 3 dias de uso, em um período de 7 dias, para sentir os benefícios. Não deve ser utilizado por muito tempo e respeite as contra indicações de cada um dos tipos citados.
A indicação no uso do colar difusor pessoal trabalha muito as questões respiratórias, abrindo o pulmão, melhorando a respiração e doenças muito comuns nessa época de inverno, além da clareza mental que todas espécies citadas trazem.
Uma outra dica é usar na casa em difusor elétrico nos ambientes de até 30 metros, pingue de 4 a 5 gotas do óleo e um pouco de água e deixe no ambiente por aproximadamente umas 2 horas.
Os eucaliptos por ter aroma mais refrescante trazem uma sensação de limpeza e frescor, pode ser usado para limpeza da casa, pisos e banheiro. Pingar umas 10 a 15 gotas em um pouco de álcool de cereais e misturar em 500 ml de água, usar na faxina da casa.
Veja todos os óleos essenciais disponíveis à pronta entrega no menu> Óleos Essenciais.