Difusor pessoal para criança, colar aromático, pingente aromático ou outro tipo de difusor pessoal de óleos essenciais de aromaterapia podem ser usados nas crianças com alguns – indispensáveis – cuidados. Confira:
Texto de Lisiê Silva Dalsasso Joaquim, Farmacêutica Bioquímica. Professora de Plantas Medicinais e Aromaterapia. Aromaterapeuta – www.fitoaromaterapia.com.br
Primeiro precisamos nos perguntar:
- Para que utilizar um colar difusor pessoal de óleos essenciais nas crianças?
- Qual é a idade ideal para uma criança usar colar difusor pessoal com óleos essenciais de aromaterapia?
- Será que os benefícios de usar difusor pessoal para óleos essenciais de aromaterapia nas crianças superam os riscos?
- Quais são os riscos de crianças usarem difusores pessoais de aromaterapia com óleos essenciais?
Uma vez respondidas as dúvidas sobre usar difusores pessoais para óleos essenciais de aromaterapia em crianças, podemos distinguir as reais possibilidades no uso seguro dos óleos essenciais, que são aromas naturais, para as crianças.
Para que utilizar um difusor pessoal para óleos essenciais nas crianças? É realmente necessário usar colar difusor pessoal com os óleos essenciais?
Saber o objetivo do uso tanto do difusor pessoal quanto do óleo essencial é indispensável.
O uso ininterrupto da aromaterapia, ou sem um objetivo claro, não é uma boa opção para as crianças. Por isso não considere usar a aromaterapia e os óleos essenciais dessa forma.
Então, para que utilizar os difusores pessoais em crianças?
Os difusores pessoais, como colar aromático e o pingente aromático se destacam das outras formas de uso dos óleos essenciais porque não entram em contato com a pele, e assim não ocorre uma absorção a nível sanguíneo.
Com isto, espera-se uma ação olfativa com efeito no ambiente sensorial, que influencia o bem-estar emocional da criança. Sendo assim, é um bom recurso usar difusores pessoais para óleos essenciais para alívio de situações do dia-a-dia que promove autonomia para os pais e cuidadores.
Quais os riscos de usar colar aromático infantil em crianças?
Por se tratar de um colar difusor, é preciso observar os riscos da correntinha que mantém o pingente aromático para as crianças, especialmente que este não se rompa caso fique preso.
Outro risco seria ela colocar o difusor na boca, nos olhos, na pele e que poderá causar irritações. Neste caso, os riscos superam os benefícios e o uso não se justifica para crianças menores.
Outro ponto a estar atento são as contraindicações de alguns óleos essenciais para crianças com histórico de epilepsia, convulsões, asma, bronquite, broncoespasmo (especialmente para menores de 5 anos), hipersensibilidade a perfumes, alérgicos a pólen. Nestes casos, novamente, os riscos superam os benefícios e o uso não se justifica. Por isso é muito importante consultar sempre um Aromaterapeuta.
Não menos importante, ao utilizar óleos essenciais e difusores pessoais, considere o conforto para outras crianças que estão em contato indireto com o aroma.
Novidade: Saiba como aliar os óleos essenciais a meditação, a yoga e outras práticas corporais
Qual a idade ideal para a criança começar a usar difusor pessoal para óleos essenciais de aromaterapia?
Com as explicações anteriores sobre os riscos e motivos para ser utilizado o difusor pessoal em crianças e respeitando o desenvolvimento de cada uma, a idade mais segura para se utilizar um colar difusor para óleos essenciais de aromaterapia é a partir dos 7 anos.
Benefícios e reais possibilidades no uso dos aromas naturais e da aromaterapia na infância.
Antes de tudo, alguns AVISOS INDISPENSÁVEIS NO USO DOS ÓLEOS ESSENCIAIS.
- Mantenha os óleos essenciais fora do alcance das crianças.
- Tenha cuidado! Todos os óleos essenciais são potencialmente agressivos para a pele, a mucosa e olhos das crianças. O difusor pessoal não deve encostar na pele.
- Não utilize o difusor pessoal para menores de 7 anos.
- Não utilize o difusor pessoal durante o sono das crianças.
- Mantenha os óleos essenciais longe do fogo, são inflamáveis.
- Queimam a pele: Óleos cítricos com furanocumarinas causam queimaduras solares: Grapefruit, Bergamota, Limão, Laranja amarga casca, Khela… e alguns são dermoagressivos, como Capim-limão, hortelã pimenta, Canela, cravo.
- Informe-se sobre a indicação de uso e as contraindicações de cada óleo essencial que deseja utilizar.
- Não utilize os óleos essenciais cronicamente, de forma ininterrupta. O ideal é 4 horas diárias, por 3 dias.
- Ao utilizar óleos essenciais, considere o conforto e possíveis complicações para outras pessoas no mesmo ambiente.
- De preferência, tenha a indicação ou acompanhamento de um profissional aromaterapeuta e converse com o pediatra caso a criança apresente qualquer reação ou tenha alguma contraindicação de uso.
- As principais contraindicações são: epilepsia, convulsões, nas crises de asma , hipersensibilidade a perfumes, alérgicos a pólen.
- Não tente tratar com óleos essenciais condições de saúde que exijam atenção médica especializada.
- Tenha sempre este telefone em mãos: Disque-Intoxicação (ANVISA): 0800 722 6001 ou procure o Centro de Informações Toxicológicas da sua região.
Por quanto tempo a criança deve usar um difusor pessoal para óleos essenciais de aromaterapia?
O ideal é por 3 dias, com duração de 4 horas diárias. Não deve ser utilizado o dia todo, nem todos os dias. Isto porque a criança deve respirar ar puro a maior parte do dia. Não utilize o difusor pessoal durante o sono das crianças
Qual a quantidade de óleo essencial que devo usar no difusor pessoal da criança?
Uma gota de óleo essencial no máximo. Você pode “diluir” esta gota em Oleoresina de Copaíba (copaifera sp.) , para aumentar a fixação e reduzir a evaporação do óleo essencial.
Para concluir, após todas estas explanações indispensáveis sobre o uso adequado do difusor pessoal para óleos essenciais de aromaterapia para crianças, trago aqui uma lista de Óleos essenciais que seriam boas opções para crianças a partir de 7 anos em situações específicas:
Óleos essenciais preferidos para difusores pessoais de
Crianças a partir de 7 anos. * |
|
Óleo essencial | Possibilidades de uso |
Alecrim QT Cineol (Rosmarinus officinalis qt. Cineol) | Dificuldade de concentração e foco. É um aroma para favorecer o estudo e memorização. Também utilizados para os sintomas de infecções respiratórias devido o teor de cineol. |
Benjoin (styrax benzoin) | Medo, nervosismo, situações de perda ou mudanças repentinas na rotina. Aroma doce e abaunilhado, para envolver a criança em uma esfera quente e acolhedora. |
Camomila Romana (Anthemis nobilis) – diluída a 10% | Aroma que acalma o nervosismo, a agressividade. Muito utilizado para complicações do sono. Pode amenizar situações de dores, como de dente e alergias, onde a criança se torna muito reativa. |
Eucalipto globulus ou radiata (Eucalyptus globulus / E. radiata) | Aroma encorajador para mudanças repentinas de rotina, viagens, troca de ambiente escolar, casa… Além de muito utilizado em infecções respiratórias, congestão nasal e crises de tosse. |
Funcho (Foeniculum vulgare) | Ativa a memória olfativa, acolhe, traz bem estar. Além de ser uma boa opção para crianças que sofre de prisão de ventre, problemas estomacais e dificuldade de digestão. |
Hortelã pimenta (Mentha piperita) | Alivia a tosse, é refrescante. Para crianças com pensamento acelerado, ou muito agitadas, ajuda a organizar o pensamento, a formular ideias.
*Tenha cuidado – este óleo essencial, em contato com a pele, gela e arde! Pingue 1 gota de copaíba no difusor. |
Laranja doce (Citrus sinensis) | O queridinho das crianças. Na agitação que aparece quando a criança está muito cansada, no efeito vulcão em erupção! Ela acalma, preenche, traz docilidade, alegria, renova, traz o sono feliz. |
Lavanda (Lavandula angustifolia) | O “rescue” das emoções, pode ser utilizada em diversas situações. Flor forte e resistente, que traz mais calma e conforto. Em situações de agitação, nervosismo, insônia, até infecções respiratórias e piolho, o terror da escola! |
Mandarina LFC** (Citrus reticulata) | Quando as crianças estão tristinhas todo mundo percebe, a Mandarina pode ser utilizada nestas situações de desânimo, pois é enérgica, alegre um aroma que geralmente as crianças gostam muito. É descontraído. Também relaxa e promove o sono. |
Néroli, flor de laranjeira (Citrus aurantium) – diluída a 10% | Medo, angústia, perdas de pessoas queridas, pesadelos… a Flor de laranjeira é um colinho de Avó. Ajuda a comunicar as dores. É quando perguntamos aos filhos onde dói e eles não sabem responder. |
Tea tree ou Niaouli (Melaleuca alternifolia / M. quinquenervia) | O óleo do terapeuta. Aquele rescue das infecções. Quando o ambiente está tenebroso e todo mundo está doente. É um óleo antisséptico do ambiente e das vias aéreas. Limpa a aura!! |
*No difusor pessoal utilize apenas uma gota, e, se possível, adicione uma gota de Oleoresina de copaíba (Copaifera sp.). Use no máximo 4 horas diárias, por 3 dias. O difusor pessoal não deve encostar na pele da criança. Não utilize o difusor pessoal durante o sono.
**LFC: Livre de Furanocumarinas e significa que não queima a pele ao expor ao sol.
Importante: Não tente tratar com óleos essenciais condições de saúde que exijam atenção médica especializada.
Espero que tenham gostado do texto, e que seja útil para o cuidado com os filhos. Estou disponível para dúvidas!
Lisiê Joaquim
aromas.lisi@gmail.com
Literatura pesquisada
FESTY, Danièle [tradução: Mayra Correa e Castro]. Cuidando dos Filhos com óleos essenciais. Editora Laszlo, 2017.
JAFFRELO, Anne-Laure. [tradução: Renata Maria Badin]. Aromaterapia para os pequenos. Editora Laszlo, 2017.
LOO, MAY. Livro: INTEGRATIVE MEDICINE FOR CHILDREN. Californica: Usa. Ed. Elsevier. 2008. 530p.
MCNEILLY, P. Complementary therapies for children: aromatherapy. Paediatric Nursing. 2015
STEFANI, et al. Insect repellents: recommendations for use in children. Rev Paul Pediatr 2009
TISSERAND, R., YOUNG, R. Essential Oil Safety. 2ed. CA, USA: Editora Churchil livingstone, Elselvier. 2014
=====================================================================================================
Saiba mais sobre nosso Guia de Óleos Essenciais nesse → link
Montamos o maior guia de óleos essenciais do Brasil
Veja também nossas coleções de Colares e Pingentes Aromáticos → aqui
Fique por dentro de nossos lançamentos e coleções novas
Já pensou em lucrar de verdade e criar uma renda extra revendendo nossas joias aromáticas?
→ Quero saber mais sobre ser revendedor EVE Joias Aromáticas